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Tecnologias para Desenvolvimento de
Sistemas de Segurança ao Motorista


Ainda em Campinas/SP, a Bosch conta com uma pista de teste especialmente preparada para realização de manobras que visa avaliar a eficiência dos sistemas de segurança como o ABS (Sistema Antibloqueio de Frenagem), ESP® (Programa Eletrônico de Estabilidade), AEB (frenagem automática de emergência), entre outras.

São diferentes tipos de superfícies para realizar avaliações de dirigibilidade e frenagens em asfalto seco e molhado. O espaço também reproduz simulação de baixa aderência, por meio do transbordamento de água sobre granito polido. Este sistema garante 2 mm de água para simular coeficientes de atrito de pneu ao solo menores que 0,2 (índice ideal para testar a eficiência de frenagem, principalmente de veículos equipados com ABS).


No caso de pista seca, este coeficiente de atrito é de 0,7 e 0,8. Há ainda um espaço para analisar a qualidade e robustez de funções como HHC (Assistente de Partida em Rampa) e o HDC (Assistente de Descida em Rampa).

A pista conta ainda com testes de vibração em concreto e em blocos de granito, que também são utilizados para calibração dos sistemas de freios, servem também para medir a durabilidade de peças eletrônicas em situações de trepidação constante, além de mensurar o nível de ruído do motor.

Para a calibração, testes e demonstrações dos sistemas FCW e AEB, são utilizados Targets do tipo EVT (Euro NCAP Vehicle Target) e do tipo VRU (Vulnerable Road Users)

Os targets do tipo EVT (Euro NCAP Vehicle Target), são targets que replicam a parte de trás de um veiculo médio. Eles tem características que os fazem parecer veículos reais e durante os testes ficam parados ou vão a frente do veículo de teste rebocados pelo sistema EVT Towing.

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Tecnologia de Sistemas de Segurança ao Motorista | Campinas/SP

Através de um trilho engatado em um veículo de apoio, o target EVT Towing, é puxado. Com esse setup, o target EVT simula situações de um veículo em diferentes condições dinâmicas: velocidade constante ou freando em relação ao veículo de teste que vem atrás.

Os targets do tipo VRU (Vulnerable Road Users), disponíveis para pedestres no tamanho adulto e criança. O equipamento target VRU é compatível com as normas Euro NCAP 2020 e NHTSA.

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