Na via rápida:
A Bosch está ajudando a mobilidade elétrica
a avançar rapidamente

Uma rede neural para veículos: Soluções eletrônicas para a mobilidade do futuro

O futuro se tornará, em breve, uma realidade: estradas urbanas estão determinadas a ter cada vez mais veículos elétricos – de pequenas scooters a caminhões de 7,5 toneladas métricas. Como condutora da inovação, a Bosch desenvolve sistemas powertrain elétricos como o e-axle. Com isso, a Bosch torna a mobilidade elétrica atrativa para o mercado das massas, e mais viável economicamente para as manufaturas: graças a sua escalabilidade, os sistemas são fáceis de serem integrados e podem ser usados com flexibilidade em diversas classes de veículos.

Como resultado, custos e tempo de desenvolvimento são reduzidos, o que traz novos veículos ao mercado, rapidamente. Isso possibilita novas manufaturas – em particular a partir da cena de start-ups – a lançar produtos de mobilidade elétrica no menor tempo possível.

A Bosch já entregou mais de 30 projetos de produção de mobilidade elétrica em colaboração com montadoras de automóveis de todo o mundo. Veículos elétricos, como a StreetScooter do Deutsche Post, funcionam com os sistemas powertrain Bosch, e são destinados a revolucionar as estradas. E isso é apenas o começo: de acordo com estimativas da Bosch, quase 20 milhões de veículos híbridos e elétricos serão produzidos no ano de 2025. A Bosch está acelerando a eletrificação com soluções cada vez mais eficazes e econômicas para veículos híbridos e elétricos.

eCity Truck

A Bosch desenvolveu um sistema powertrain para veículos urbanos de entregas de até 7,5 toneladas métricas e com tamanho aproximado de 200km. Isso possibilita entregas eficientes que não perturbam moradores locais com barulho excessivo.

StreetScooter

O serviço postal da Alemanha opera a maior frota de veículos elétricos da Europa, tornando-a pioneira em transporte elétrico de entregas em áreas urbanas. O StreetScooter funciona com um sistema powertrain Bosch completamente elétrico.

Veículos elétricos leves

Graças a sua agilidade, powertrains elétricos são ideais para scooters e carros compactos. Marcas icônicas como Schwalbe Scooters e start-ups como a e.Go Mobile aproveitam a experiência da Bosch. Ambas as empresas contam com o sistema powertrain de 48 volts escalável, que funciona bem com soluções conectadas, como um display digital e aplicativos para dispositivos móveis.

Eletrificando o eixo: Estendendo o alcance e reduzindo custos

Eficiência, baixos custos de desenvolvimento e um mercado de maturidade rápida estão próximos graças ao eixo elétrico da Bosch. O eAxle integra o motor, power eletronics e transmissão em uma única unidade – um conceito atribuido pelas manufaturas como o princípio “all-in-one”. A sinergia resultante reduz custos, economiza tempo e aumenta eficácia. Por exemplo, o motor e o inversor compartilham os mesmos circuitos de resfriamento, eliminando a necessidade de cabos de cobre mais custosos entre dois componentes. Além disso, a versatilidade o eAxle é adequada para uma variedade de diferentes veículos, graças a sua escalabilidade. Como resultado, funciona como um „start-up powertrain“ para veículos elétricos – até mesmo para manufaturas estabelecidas.

“Um sistema único e compacto e tempos menores de desenvolvimento permitem que as manufaturas coloquem rapidamente seus veículos elétricos no mercado.”

Mathias Pillin quote

Dr. Mathias Pillin, diretor de mobilidade elétrica na Bosch

É assim que o eAxle da Bosch funciona

Maturidade de mercado é alcançada mais rapidamente

O powertrain elétrico com escalabilidade reduz tempo de desenvolvimento, possibilitando que os veículos elétricos sejam trazidos ao mercado com maior velocidade.

Maior eficácia

O eAxle integra motor elétrico, eletrônicos e transmissão em uma única unidade que permite os veículos elétricos a serem conduzidos em distâncias maiores.

Conectividade superior de smartphones: Encontre pontos de recarga gratuitos com a Bosch

Aplicativos de carregamento são a resposta da Bosch Software Innovations para um grande problema: condutores de veículos elétricos geralmente tem que se registrar em múltiplos operadores de locais de carregamento para carregar seus veículos. Graças ao aplicativo de carregamento, isso agora é coisa do passado. A ideia: 20.000 locais de carregamento, 20 redes, 10 países e um aplicativo. Utilizando o aplicativo, o consumidor pode acessar tudo que precisa em um único local e pagar com conveniência pela recarga. Com essa solução, a Bosch torna a infraestrutura de carregamento mais amigável ao usuário. Integrar o aplicativo ao display do veículo é um passo adiante em direção a alcançar a conectividade holística para soluções de mobilidade.