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Eletrificação: Bosch energiza veículos comerciais

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Electromobility for commercial vehicles

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Electromobility for commercial vehicles

Por muito tempo considerada inimaginável, a eletrificação em breve estará desempenhando um papel decisivo na obtenção de metas de CO2 para veículos comerciais também. Afinal, os sistemas elétricos a bateria e de célula elétrica de combustível possuem um grande potencial para uma ampla variedade de aplicações que se beneficiam de acionamentos elétricos econômicos, de baixo ruído e que economizam recursos. Desde vans leves para serviços de entrega na cidade e ônibus no transporte público, através de caminhões de médio e grande porte implantados em tráfego de distribuição regional e em rotas de longa distância, até soluções sob medida para aplicações fora-de-estrada.

A Bosch já oferece soluções powertrain convincentes e maduras com acionamentos puramente elétricos ou sistemas híbridos para cada uma dessas aplicações. Isto permite que os fabricantes obtenham seus veículos no mercado muito mais rapidamente e com menores custos de desenvolvimento. Começando com as entregas de produtos elétricos na cidade, a Bosch também está dando início a uma verdadeira revolução técnica no sistema powertrain para muitas outras aplicações. E com a sua tecnologia de célula de combustível, a Bosch já está trabalhando com tecnologias powertrain para veículos comerciais.

alto

nível de viabilidade econômica

para entregas na cidade e em rotas de longa distância

soluções powertrain para

todas as classes de veículos

desde vans, passando por veículos comerciais de grande porte, até veículos de mineração

As soluções powertrain de eCityTruck são silenciosas e livres de emissões locais na distribuição de bens urbanos

Com o conceito eCityTruck da Bosch, os fabricantes podem facilmente e rapidamente eletrificar os grupos de sistema powertrain em veículos comerciais leves.

eCityTruck para entregas no centro da cidade

As entregas no centro da cidade estão crescendo e são especialmente impulsionadas pelo comércio on-line. É por isto que há uma grande demanda por soluções powertrain inovadoras que sujeitam os moradores locais e o meio ambiente ao mínimo de ruído e às poucas emissões possíveis. As principais oportunidades para a logística urbana são, portanto, representadas por acionamentos elétricos de baixo ruído e livres de emissões locais.

Com seu inovador conceito eCityTruck, a Bosch oferece soluções econômicas para eletrificar veículos comerciais leves de até 7,5 toneladas - ideal para o transporte de mercadorias à porta. E o acionamento livre de emissões locais também permite acesso livre a zonas ambientais.

Com seu conceito eRegioTruck, a Bosch oferece uma solução economicamente viável e flexivelmente integrável para eletrificar veículos comerciais de médio porte de 7,5 a 26 toneladas – implantados no tráfego regional de distribuição de mercadorias e para entregas na cidade.

Com alcance de até 250 km, o tráfego regional de distribuição de mercadorias é eletrificado de maneira econômica e eficiente, por meio do conceito eRegioTruck. O sistema powertrain de baixa emissão de ruído com zero de emissões locais alivia o congestionamento de tráfego, graças aos prazos de entrega estendidos e ao acesso a zonas ambientais.

Soluções powertrain para veículos comerciais de grande porte: uma revolução nas rotas de longa distância

Caminhão Nikola Two Alpha de grande porte com sistema de célula de combustível e sistema powertrain da Bosch e da Nikola

Caminhão Nikola Two Alpha de grande porte com sistema de célula de combustível e sistema powertrain da Bosch e da Nikola

Antes que as mercadorias façam os quilômetros finais para os clientes do centro da cidade, elas geralmente precisam de transporte entre cidades através de longas rotas de 750 km, em média, em veículos comerciais de grande porte. Especialmente para estes requisitos, a Bosch está trabalhando em soluções que estabelecem novos padrões em termos de faixa elétrica.

Juntamente com a empresa norte-americana Nikola Motor Company, a Bosch desenvolveu uma célula de combustível powertrain para o caminhão de grande porte Nikola Two Alpha, que torna esta visão uma realidade. O Nikola Two Alpha enche apenas com hidrogênio e gera a energia elétrica para o seu sistema powertrain. A sofisticada tecnologia da Bosch no Nikola Two Alpha inclui a eletrificação do eixo do caminhão com os componentes ativos do motor elétrico.

Paralelamente, a Bosch também está impulsionando o desenvolvimento da célula de combustível powertrain na Ásia: na China, o maior mercado mundial de eletromobilidade e de veículos comerciais, a Bosch fechou uma parceria estratégica com a Weichai, fabricante chinês de motores comerciais, em um esforço para promover a célula de combustível para veículos comerciais na China. Este compromisso consistente promoverá a utilização gradual das células de combustível powertrain em veículos de passeios, facilitando, assim, a entrada no mercado de massa.

O Nikola Two não é apenas a próxima etapa de evolução dos caminhões de grande porte atuais. Ele é simplesmente revolucionário.

Jason Roycht

Vice-Presidente e Líder da Unidade Regional de Negócios da Bosch Unidade de Veículos Comerciais e Off-Road na América do Norte

Eletrificação econômica para eixos de reboques e veículos comerciais

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A Bosch desenvolveu uma solução inteligente para eletrificar os eixos de reboques e veículos comerciais. O eixo eletrificado é composto pela eletrônica de potência, um motor elétrico e uma unidade de controle eletrônico. O sistema recupera energia durante a frenagem e a direção em declives, que é então armazenada na bateria para utilização em várias aplicações. Isto inclui, por exemplo, a operação econômica de unidades de refrigeração e um impulso elétrico adicional ao dirigir aclive acima.

Isto permite reduções no consumo de combustível e ajuda a reduzir as emissões. Além disto, esta solução inteligente também possibilita controlar remotamente as manobras de reboque e estacionar sem uma unidade de tração – no futuro, isto será totalmente automatizado, sem a necessidade de um motorista humano. Tal aplicação economiza espaço no depósito e aumenta a disponibilidade de unidades de tração. O eixo do reboque eletrificado é facilmente integrado em veículos novos e pode até ser adaptado.

Eletromobilidade para aplicações fora de estrada: livre de manutenção, compacta e com menos emissões

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A Bosch também está desenvolvendo novas soluções de eletromobilidade para aplicações fora de estrada. Afinal, as soluções powertrain e híbridas oferecem muitas vantagens interessantes neste setor, baseadas em emissões reduzidas, seu design compacto e na operação com baixo ruído. Acrescente a isto a eliminação de manutenção que pode economizar tempo e dinheiro, como, p. ex., as trocas de óleo. E, dependendo da aplicação, também existem outras vantagens.

Os sistemas personalizados oferecidos pela Bosch Engineering para máquinas de varredura, transportadores de bagagem e tratores de esteira são baseados em componentes de grande série experimentados e testados pela Bosch e estão perfeitamente alinhados entre si.

O acionamento híbrido para caminhões transportadores de bagagem permite a mobilidade puramente elétrica dentro dos terminais do aeroporto e reduz o consumo de combustível e as emissões para a direção ao ar livre.

Direção fácil com suporte elétrico

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Os sistemas de direção eletricamente suportados e eletronicamente controlados são uma das principais tecnologias para eletrificar o sistema powertrain. A bomba de direção assistida eletro-hidráulica (EHPS) da Bosch atende aos requisitos do Nível de Integridade De Segurança Automotiva (ASIL) B para falha súbita do suporte de direção. Como uma bomba baseada em demanda, ela fornece a quantidade de óleo e pressão necessária a qualquer momento para operar de maneira confiável os sistemas de direção hidráulica de veículos comerciais de médio e grande porte. Consiste em dois motores elétricos, cada um com eletrônica de potência e uma bomba de palhetas que é acionada por meio dos motores. Devido ao seu princípio de potência sob demanda, a EHPS requer até 70% menos energia que as bombas de direção assistida convencionais.

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