Sistema de estacionamento ativo:
direto a uma vaga disponível

A Bosch conecta a mobilidade a soluções que vão além do carro. De forma simples,

por meio de infraestrutura e de uma rede inteligente, o sistema de estacionamento ativo

ajuda os motoristas a encontrarem uma vaga de estacionamento disponível.

A Bosch simplifica o estacionamento
para motoristas, manobristas e fabricantes de veículos

As vias estreitas e a alta densidade de tráfego de veículos, especialmente nos centros das cidades, dificultam a direção e afetam a busca diária por um espaço de estacionamento. Isso custa tempo, dinheiro e também estressa os motoristas. Com o estacionamento conectado, a Bosch está desenvolvendo soluções que simplificam o processo – da busca por uma vaga ao ato de estacionar, em si, na rua ou em uma área específica, na cidade ou no campo. O foco deste sistema é tornar a mobilidade como um todo mais inteligente, limpa, confortável e barata.

Em seu primeiro produto, o gerenciamento de estacionamento Bosch oferece uma solução de rede que simplifica a busca por espaços de estacionamento disponíveis: sem desvios, o serviço orienta o veículo até uma vaga e beneficia motoristas, manobristas e fabricantes de veículos. Além disso, promove a melhoria da qualidade vida para outros usuários da via e residentes locais, que se beneficiam diretamente da redução do volume de tráfego.

– 30 %

do volume de tráfego graças à busca reduzida por uma vaga de estacionamento

– CO2

por meio de uma busca mais curta por uma vaga de estacionamento

Aproximadamente um terço do volume de tráfego nos centros das cidades é causado por carros que estão procurando um espaço para estacionar. Nesse esforço, os motoristas dirigem, em média, 4,5 quilômetros. O gerenciamento de estacionamento ativo Bosch pode reduzir consideravelmente essa distância.

Ao encurtar a busca por espaços de estacionamento, o sistema ajuda a proteger o meio ambiente: em vez de produzir mais emissões tentando localizar uma vaga, os veículos chegam diretamente ao destino.

O gerenciamento de estacionamento ativo da Bosch
um serviço confortável e completo

O sistema de gerenciamento de estacionamento ativo elimina o aborrecimento que significa buscar uma vaga. A partir de agora, por meio de um aplicativo para smartphone, os motoristas podem localizar essa vaga. Os resultados são exibidos na tela e podem ser filtrados por preço, tamanho da vaga ou ainda por requisitos especiais como estações de carga para veículos elétricos. Com apenas um toque, o usuário escolhe a vaga e é conduzido diretamente para ela.

O tráfego criado por veículos que estão tentando estacionar – e que consome tempo e recursos – é eliminado. "Precisa de uma vaga de estacionamento? Por aqui, por favor". Dependendo das preferências do cliente, serviços adicionais (como forma de pagamento), podem simplificar ainda mais o processo.

Do sensor ao smartphone
assim funciona o sistema de gerenciamento de estacionamento ativo

A Bosch instala os sensores de vagas no centro de um estacionamento. Confiavelmente, eles detectam o status de ocupação da área e o informam para o centro de dados (nuvem) através de um gateway instalado nas proximidades. Todos os dados enviados são coletados e analisados em um centro de dados. Ao mesmo tempo, é feita uma correspondência com as informações armazenadas, tais como dimensões dos espaços de estacionamento, custos e situações especiais, como vagas para deficientes.

A partir dessas informações, o centro de dados gera um mapa de estacionamento em tempo real. Os motoristas recebem as informações através de um aplicativo em seu smartphone e deste modo, têm uma visão permanente da vaga mais próxima disponível, com todos os detalhes relacionados, tais como distância e preço.

Disponível

24 h

Instalação fácil e rápida

100 %

De vagas ocupadas

A instalação do sensor de vagas e do gateway é feita rapidamente. Em apenas um dia, a Bosch equipa um estacionamento inteiro e coloca o serviço de gerenciamento em funcionamento.

Com o registro do status de ocupação, o sistema de gerenciamento de estacionamento ativo aumenta a utilização das vagas: dar voltas na quadra agora é coisa do passado.