Trabalhando juntos para encontrar uma vaga disponível
por meio do estacionamento baseado
em comunidade.

Especialmente nas grandes cidades, os motoristas gastam muito tempo e paciência ao procurarem uma vaga disponível.

Com o estacionamento baseado em comunidade, esta situação desagradável está chegando ao fim.

Usando toda a informação adquirida através das comunidades,

os condutores que procuram uma vaga vão direto para o local disponível mais próximo.

A Bosch simplifica o estacionamento nas cidades com suas soluções baseadas em nuvem

Os níveis de frustração de motoristas estão aumentando junto com o volume de tráfego nas cidades, que é cada vez maior. A procura diária por uma vaga de estacionamento pode tornar-se rapidamente a busca de uma agulha em um palheiro. Em média, são necessários até 30 minutos e 4,5 km para encontrar uma vaga. É por isso que a Bosch definiu para si o objetivo de simplificar esta tarefa para os motoristas, permitindo que os ocupantes do veículo e o meio ambiente possam respirar mais aliviados.

Estacionamento torna-se uma parceria

O estacionamento baseado em comunidade é a solução conectada para localizar rapidamente vagas de estacionamento disponíveis na rua. A conectividade necessária e as características de assistência de estacionamento instaladas como padrão já estão amplamente disponíveis na Europa e nos Estados Unidos. O estacionamento baseado em comunidade pode ser implementado imediatamente, sem quaisquer medidas de ajuste importantes. Os usuários incluem motoristas que estão buscando ativamente uma vaga, assim como aqueles que estão simplesmente dando uma volta na cidade. Os dois grupos formam a "comunidade" necessária para este serviço: à medida que os veículos transmissores circulam na cidade, eles identificam espaços disponíveis mesmo que o motorista não esteja tentando estacionar. Processados de forma anônima e rápida, estes dados são disponibilizados para os veículos receptores.

Com o passar do tempo, o grande número de participantes no estacionamento baseado em comunidade assegurará que os mapas de estacionamento sejam cada vez mais precisos e atualizados.

Como resultado, os motoristas serão orientados para a vaga disponível no estacionamento de uma maneira muito mais rápida, precisa e conveniente.

mais tempo disponível

reduzindo procura por vagas em até 30 minutos

até

4.5 km

economizados por busca, sendo esta a distância média percorrida quando se procura uma boa vaga.

Procurar e encontrar
Crowdsourcing (colaboração coletiva) para criar mapas de estacionamento digitais

Agora, nas grandes cidades, a busca por um estacionamento disponível está cada vez mais simples para os motoristas. Isto acontece porque o propósito do sistema de estacionamento baseado em comunidade desenvolvido pela Bosch é orientar os motoristas diretamente para a vaga de estacionamento mais próxima disponível. É assim que funciona: diversos veículos participam simultaneamente da busca por vagas de estacionamento isoladas espalhadas por toda cidade, e as encontram muito mais rapidamente.

O veículo transmissor identifica espaços de estacionamento vazios na rua quando passa por eles. Estes dados (localização e tamanho da vaga) são enviados anonimamente para a nuvem. De lá, eles são coletados, agregados e processados em mapas de estacionamento digitais.

Com base nos dados processados, o veículo receptor recebe informações precisas sobre a localização dos espaços de estacionamento vazios.

Um 6º sentido para quem está procurando estacionamento
Conectando veículos à nuvem

Usando sensores embarcados, os veículos identificam espaços para estacionamento na rua. Anonimamente, os dados correspondentes são enviados através do hardware de conectividade para a nuvem, onde todas as informações reunidas são submetidas a algoritmos especiais. Em seguida, os resultados são fornecidos aos veículos receptores. Deste modo, o veículo assume a busca em nome de outros, tornando-se essencialmente um conjunto adicional de olhos e ouvidos.

Na nuvem, os dados são comparados com aqueles que foram enviados por outros veículos e já estão armazenados. O algoritmo usa esses dados para gerar informações digitais de estacionamento de várias formas: um mapa da área de estacionamento, previsão de estacionamento, mapas de ocupação em tempo real e informações adicionais de estacionamento.

São precisamente estes dados que beneficiam os veículos receptores: com a atualização contínua, os instrumentos do visor são transformados em um sistema de navegação de estacionamento que orienta rapidamente todos aqueles que estão tentando estacionar na próxima vaga disponível.

Satisfação garantida ao estacionar
Os requisitos técnicos

A maioria dos veículos modernos já saem da fábrica atendendo os requisitos mínimos para a função de estacionamento baseado em comunidade. Um veículo transmissor precisa apenas de sensores de estacionamento (sensores ultrassônicos) e hardware de conectividade, por exemplo, a unidade de controle de conectividade. Usando este equipamento, o veículo consegue transmitir com confiabilidade os dados coletados e criptografados.

O veículo receptor não precisa de nenhum hardware de conectividade instalado permanentemente, porque um simples smartphone é suficiente para exibir os espaços de estacionamento disponíveis. A apresentação das informações de disponibilidade de estacionamento na interface homem-máquina do sistema de navegação embarcado é ainda mais conveniente, porque a interpretação é mais fácil. A grande vantagem é que veículos sem sensores também podem usar o serviço de estacionamento baseado em comunidade, porque não é necessário que os veículos transmissores e receptores tenham o mesmo equipamento.