Serviços conectados para automóveis

Central de downloads

Informações adicionais sobre serviços conectados da Bosch.

A Bosch está aprimorando a segurança, o conforto e a conveniência no automóvel com uma ampla gama de serviços conectados. Os condutores são apoiados com informações atualizadas da nuvem que são relevantes para sua atual situação de condução, ajudando-as a evitar situações críticas e a prevenir acidentes. Com as soluções de conectividade da Bosch, o próprio veículo se torna um componente central da internet das coisas, permitindo novos tipos de serviços convenientes, devido à capacidade do veículo de se comunicar com o mundo exterior.

Estes incluem, por exemplo, encontrar facilmente vagas de estacionamento na cidade, devido à informações fornecidas por dados em tempo real, diagnóstico preditivo de componentes, sistemas de veículos e entrada no veículo sem chave. A Bosch apoia o desenvolvimento de novos serviços inovadores de mobilidade com sua abordagem integrada à conectividade, que facilita a comunicação, o gerenciamento de dados e possibilita serviços na nuvem durante todo o ciclo de vida do veículo.

Sistemas conectados para mobilidade segura

Aviso de condutor na contramão na nuvem – alertas direcionados em segundos

Graças à conectividade, os usuários na estrada são alertados da condução na contramão rapidamente.

Com cerca de 2.000 incidentes relatados por ano apenas na Alemanha, a direção na contramão é um risco de acidente de trânsito que não deve ser subestimado. O recurso de aviso de condutor na contramão na nuvem desenvolvido pela Bosch é uma solução conectada que alerta os condutores na contramão e outros usuários da estrada sobre o perigo em dez segundos, o que o torna significativamente mais rápido do que os anúncios de rádio habituais.

O sistema identifica de maneira confiável a condução na contramão usando dados de movimento anônimos em combinação com um banco de dados da web. Se um condutor na contramão for detectado, somente os usuários específicos da estrada que estiverem na área de perigo serão alertados imediatamente. Mas não apenas isso - eles também receberão sempre um curso de ação recomendado para amenizar o perigo.

Leia mais

Serviços de condições da estrada – conduzindo com visibilidade em qualquer clima

O serviço inteligente informa o motorista com antecedência sobre condições de pista molhada, com gelo e neve.

Informações sobre as condições atuais da estrada, como aquaplanagem, gelo e neve, são essenciais para garantir que os condutores possam identificar perigos em potencial, permitindo, por exemplo, que adaptem seu estilo de direção ou alterem seu percurso. A Bosch está disponibilizando essas informações em veículos conectados por meio de seus serviços de condições viárias.

Em um estágio de implementação inicial, a Bosch está usando dados meteorológicos para chegar a conclusões sobre possíveis riscos. No futuro, a Bosch complementará essas informações com dados fornecidos pelo veículo, por exemplo, dados de temperatura. A combinação de todos os dados resulta num serviço Bosch inteligente que melhora a segurança ao fornecer um relatório atualizado e confiável sobre as condições da estrada à frente.

Leia mais

eCall – sistema automático de ligação de emergência disponível também como uma solução para adaptação

O sistema automático de ligação de emergência eCall é um marco no caminho para maior segurança rodoviária. O hardware de conectividade do veículo reporta um acidente detectado e sua localização automaticamente ao call center de emergência, que informa imediatamente os serviços de emergência. Isso permite que os socorristas cheguem ao local rapidamente, mesmo em situações nas quais as vítimas de acidentes não possam pedir ajuda por conta própria. A conectividade pode resultar em uma economia de tempo decisiva que salva vidas.

A implantação do eCall é obrigatória em todos os veículos novos na Europa desde 2018. Porém, não é necessário comprar um carro novo para se beneficiar do eCall - o sistema também pode ser facilmente adaptado para veículos existentes. O conector do eCall é simplesmente ligado ao isqueiro e todos os ocupantes do veículo beneficiam-se imediatamente do nível de segurança aprimorado.

Leia mais

Connected horizon – informações em tempo real para condução segura e econômica

O connected horizon reduz o risco de acidentes, identificando perigos em tempo hábil.

O assistente de condução conectada da Bosch ajuda o condutor fornecendo informações importantes e atualizadas sobre o trajeto a seguir, garantindo condução segura, confiante e econômica. O connected horizon combina dados de mapas estáticos e dinâmicos com as informações de tráfego mais recentes, mantendo o motorista informado sobre aspectos de limites de velocidade, curvas na estrada, riscos e engarrafamentos. Equipados com esta vantagem de informação, os condutores podem adaptar o seu estilo de condução de forma a minimizar o risco de acidentes e também reduzir o consumo de combustível, ajudando o meio ambiente. Em combinação com outros sistemas de assistência ao condutor, ele também permite que a velocidade do veículo e a distância do veículo à frente sejam adaptadas automaticamente, aumentando assim a segurança, o conforto e a conveniência.

Leia mais

Sistemas conectados para mobilidade conveniente

Atualizações "over the air" (OTA) – confiavelmente atualizado

Atualizações de veículos tão fáceis quanto atualizações de smartphones

Com as atualizações "over the air" (OTA), a Bosch garante que o software e o firmware do veículo sejam mantidos sempre atualizados (SOTA/FOTA). A tecnologia inovadora possibilita a entrega de otimizações, bem como a implantação de funcionalidades novas e aprimoradas, sem a necessidade de visitar uma oficina - basicamente da mesma maneira que os usuários já estão acostumados com o smartphone. Tecnologias de segurança de última geração, como criptografia e firewalls, garantem a segurança da transmissão de dados móveis entre a nuvem e o veículo.

A competência específica da Bosch em conectividade é claramente refletida na maneira como ela dá suporte ao usuário durante todo o processo de atualização - desde a seleção pelo usuário da função desejada no smartphone ou sistema de infotainment até a transmissão dos dados necessários e instalação bem-sucedida do software no veículo .

Leia mais

Diagnóstico preditivo - identificando o problema antes de sua ocorrência

O diagnóstico preditivo é uma solução proativa de prevenção de danos em veículos.

Esses danos custam tempo e dinheiro e são extremamente incômodos para o condutor. Para garantir que os veículos não tenham panes, em primeiro lugar, a Bosch desenvolveu uma solução conectada inovadora que prevê com segurança as condições dos sistemas e componentes do veículo e fornece um aviso antecipado sobre problemas em potencial. Isto é possível através do envio de dados do veículo para a nuvem, no qual são analisados para gerar um relatório das condições precisas de cada veículo.

Proprietários de veículos e gerentes de frota podem então usar essas informações para agendar a manutenção de seus veículos em tempo hábil, evitando assim panes súbitas. Com o diagnóstico preditivo, os fabricantes de veículos podem oferecer aos seus clientes serviços proativos, aumentando ainda mais a satisfação do mesmo.

Leia mais

Perfectly keyless - maior conforto, conveniência e flexibilidade com uma chave de veículo digital

O smartphone assume o lugar da chave do carro, aumentando o conforto, a conveniência e a flexibilidade.

O sistema de entrada sem chave permitirá, no futuro, que proprietários de veículos e operadores de frotas gerenciem suas chaves de veículos digitalmente. Quando o condutor se aproxima do veículo com seu smartphone, a função Perfectly keyless destrava a porta automaticamente e aplica as configurações pessoais armazenadas do motorista, como a posição do assento. Uma vez dentro do veículo, quando o motorista pressiona o botão de partida, o veículo procura a chave digital e aciona o motor assim que a encontra. E quando o condutor se afasta do veículo, o sistema garante que a porta seja trancada novamente. Além disso, proprietários e gerentes de frota terão a flexibilidade de poder disponibilizar seus veículos para qualquer usuário específico a qualquer momento por meio de um aplicativo de smartphone.

Leia mais

Estacionamento comunitário – auxílio para encontrar vagas de maneira mais rápida

Siga diretamente para uma vaga de estacionamento livre usando informações em tempo real da nuvem

O estacionamento comunitário é a solução conectada que ajuda os motoristas a encontrar uma vaga de estacionamento no centro da cidade. Os veículos usam seus sensores de bordo para identificar vagas de estacionamento livres ao lado da estrada enquanto dirigem e enviam esses dados para a nuvem. Motoristas à procura de um lugar para estacionar podem acessar essas informações de estacionamento em tempo real e, em seguida, serem guiados de maneira rápida e conveniente para uma vaga disponível. Ao invés de procurar uma vaga, eles simplesmente vão direto para o local escolhido. Isso não só economiza tempo, como também reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões do veículo.

Além disso, os motoristas podem usar critérios predefinidos para filtrar os resultados da pesquisa de acordo com suas necessidades pessoais, como o tamanho da vaga de estacionamento ou a presença de uma estação de carregamento elétrico.

Leia mais

Plataforma de gerenciamento do veículo - solução de conectividade para serviços na nuvem

Uma solução de conectividade consistente para todo o ciclo de vida do veículo

A Bosch mantém os veículos conectados durante todo o seu ciclo de vida, desde o desenvolvimento inicial até quando o veículo está na estrada. A plataforma de gerenciamento de veículos é a base técnica para serviços baseados em nuvem, como diagnóstico preditivo, medição remota e atualizações de firmware "over the air" (FOTA).

A plataforma compreende dois componentes principais. Em primeiro lugar, o módulo de software básico, que é a interface de comunicação segura entre o veículo, a nuvem e os serviços. Em segundo lugar, há o módulo de gerenciamento de dados, que permite que fabricantes de veículos e gerentes de frota organizem, analisem e exibam dados dos veículos e os disponibilizem para uso.

Leia mais

Você tem alguma dúvida sobre serviços conectados para automóveis? A Bosch terá prazer em responder a todas as suas dúvidas - aguardamos o seu contato.