Sistemas avançados de assistência para condutores

Funções inovadoras de surround-sensing baseadas nos sensores de radar para mais segurança e conforto

Como o líder mundial em tecnologia para segurança em motocicletas, a Bosch já vem tornando a direção em duas rodas consideravelmente mais segura, com sistemas de assistência como ABS e MSC (Controle de estabilidade de motocicleta). Agora a empresa está dando um passo adiante. De acordo com pesquisas de estimativas de acidentes, sistemas de assistência baseados em radares poderiam evitar um a cada sete acidentes com motocicletas.

Esses assistentes eletrônicos estão sempre atentos, e em emergências, respondem mais rapidamente do que uma pessoa poderia responder. A tecnologia que apoia esses sistemas é uma combinação de sensores radares, sistemas de frenagem, gerenciamento de motor, e HMI (Homem-Máquina). Oferecendo um radar a motocicletas, como um órgão sensorial, possibilita essas novas funções de assistência e segurança ao mesmo tempo que fornece uma figura precisa dos arredores do veículo. Como resultado, essas funções de assistência não apenas aumentam a segurança, mas também melhoram o aproveitamento e conveniência, tornando a vida mais fácil para os condutores.

Redução de colisão

através do suporte dado ao condutor em situações críticas.

1 em 7 acidentes de motocicletas

poderiam ser prevenidos com o uso de sistemas de assistência baseado em radar.

Fonte: Pesquisa de Acidentes Bosch, 2018

Sensor de radar de médio alcance (frente)

Versão frontal do sensor de radar de médio alcance como componente chave para realização dos sistemas de assistência avançada ao condutor

Sensor radar de médio alcance (trás)

Versão traseira do sensor radar de médio alcance como componente chave para realização dos sistemas de assistência avançada ao condutor

Sensor de radar de médio alcance (frente)
Sensor radar de médio alcance (trás)
supergraphic violet

Sensor de radar de médio alcance (frente)

Versão frontal do sensor de radar de médio alcance como componente chave para realização dos sistemas de assistência avançada ao condutor

Sensor radar de médio alcance (trás)

Versão traseira do sensor radar de médio alcance como componente chave para realização dos sistemas de assistência avançada ao condutor

Controle de velocidade adaptativo (ACC)

Controle de velocidade adaptativo

Para dirigir em tráfego intenso e manter a distância correta em relação ao veículo da frente, é necessário um grande nível de concentração e se torna ainda mais difícil em longos períodos. O ACC ajusta a velocidade do veículo ao fluxo de tráfego e mantem a distância segura necessária do veículo a frente. Isso pode evitar efetivamente colisões traseiras que são causadas por distância insuficiente do veículo a frente. E o ACC não apenas oferece aos condutores maior conveniência, mas também os permite ter maior concentração na estrada, em particular, quando o tráfego está mais denso.

Sistema de aviso de colisão dianteira

Sistema de aviso de colisão dianteira

No trânsito das estradas, até o mais breve lapso de concentração pode ter sérias consequências. A Bosch desenvolveu um sistema de aviso de colisões para motocicletas para reduzir o risco de colisões traseiras ou reduzir suas consequências. O sistema é ativado assim que o veículo é ligado, e auxilia o condutor em todas os intervalos de velocidade relevantes. Se o sistema detecta que outro veículo está perigosamente próximo e o condutor não reage à situação, ele é notificado por um sinal acústico ou óptico.

Detecção de ponto cego

Detecção de ponto cego

O sistema mantém um monitoramento de todas as direções, para ajudar o motociclista a mudar de faixas em segurança. Um sensor de radar serve como um olho eletrônico para o sistema de reconhecimento de ponto-cego, registrando objetos em áreas difíceis de serem enxergadas. Quando um veículo se encontra no ponto-cego do condutor, a tecnologia o avisa com um sinal óptico, por exemplo, no espelho retrovisor.