Navegação segura na selva urbana: A Bosch traz sistemas de assistência à condução para cidade

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Informações adicionais sobre os sistemas de assistência à condução da Bosch

Agora que os condutores têm uma grande variedade de soluções de auxílio à condução à disposição em rodovias e estradas, a Bosch concentra as suas atenções no desenvolvimento de sistemas que atendam às exigências significativamente maiores impostas pela condução na cidade. A mobilidade urbana é um problema altamente complexo, que comporta muitos riscos. Naturalmente, as novas tecnologias da Bosch tomam um cuidado especial com ciclistas e pedestres. Esses grupos são imprevisíveis e, portanto, geram maior risco, sendo também, na maioria dos casos, os mais vulneráveis a acidentes.

Os novos sistemas inteligentes da Bosch são equipados com sensores de radar e câmeras de vídeo que permitem detectar esses usuários de vias até mesmo em situações de tráfego complexas. O sistema alertará o condutor e intervirá quando necessário. Isso ocorre em situações definidas por meio da comunicação e interação de uma variedade de componentes. O resultado é a prevenção, ou pelo menos redução, do número de acidentes no tráfego urbano. Essas tecnologias pioneiras beneficiam todos os usuários, com maior segurança e conveniência para os condutores e uma maior proteção de ciclistas e pedestres.

43%

dos acidentes que envolvem carros e ciclistas poderiam ser evitados ou ter a sua gravidade reduzida

na Alemanha se todos os carros fossem equipados com freios de emergência automáticos, segundo pesquisa de acidentes da Bosch

60 km/h

é a velocidade máxima na qual o sistema pode iniciar uma frenagem de emergência automática para evitar acidentes com ciclistas e pedestres.


Segurança

é a garantia por sinais acústicos e visuais que alertam quando há tráfego próximo na abertura de portas.

Proteção dos mais vulneráveis: Sistemas de assistência ao condutor mantêm os seus olhos abertos

Calculando o incalculável: Frenagem de emergência automática em caso de ciclistas

Os ciclistas normalmente deslocam-se em um ritmo acelerado. Geralmente, seus comportamentos são imprevisíveis e seus perfis estreitos podem ser de difícil percepção em um tráfego urbano denso. Os sensores de área circundante amenizam o problema ao detectar ciclistas nas laterais e à frente do veículo, monitorar velocidade, direção e distância de percurso para calcular o risco de acidentes. No caso de uma colisão iminente, o sistema automaticamente para o veículo a fim de evitar ou reduzir a gravidade de um acidente. Estimativas indicam que isso poderia eliminar ou reduzir a gravidade de quase metade dos acidentes que envolvem ciclistas e carros.

Quando há aproximação de um ciclista, é melhor manter a porta fechada

Ciclistas se aproximando de carros estacionados

Quando se sai de um carro, ciclistas não vistos constituem um risco para condutores e seus passageiros; o que você menos precisa é de um ciclista aproximando-se rapidamente quando você abre a porta. O alerta de saída do carro da Bosch diminui esse risco.

Por meio de sensores traseiros de radar de alcance médio, o sistema pode monitorar a aproximação de usuários de vias como carros, ciclistas, scooters e motociclistas dentro de um raio de 20 metros, identificando-os em tempo real. Sinais sonoros e visuais fornecem um alerta que impede que os condutores e os passageiros de um veículo abram as portas. Isso elimina o risco de acidentes, reduz lesões nos ciclistas e minimiza os danos aos veículos.

Sistema de proteção a pedestres com freio de emergência integrado

Pedestre cruzando uma rua

Os pedestres são os usuários de vias mais vulneráveis, muitas vezes esquecidos e, portanto, um risco particular. Usando sensores de radar e vídeo, o sistema de proteção a pedestres detecta quando eles subitamente passam na frente de veículos e fiquem sob risco de colisão. Se o condutor não reagir ao alerta, o sistema pode acionar o freio de emergência automático a velocidades de até 60 km/h. Dependendo da configuração, este freio de emergência pode ser acionado sem o alerta prévio ao condutor. Consequentemente, o sistema de proteção a pedestres ajuda na proteção de usuários de vias vulneráveis e na redução da gravidade ou eliminação dos acidentes.