Navegando com segurança na selva urbana: a Bosch traz sistemas de assistência ao condutor para as cidades

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Informações adicionais sobre sistemas de assistência automotiva

Agora que já existe uma grande variedade de soluções de assistência para condução de carros em rodovias e estradas federais, a Bosch também está desenvolvendo sistemas para os grandes desafios do tráfego urbano. A mobilidade urbana se traduz por um alto nível de complexidade e, portanto, por novos perigos. É evidente que a tecnologia desenvolvida pela Bosch também integra ciclistas e pedestres. A imprevisibilidade desses grupos pode representar, em algumas ocasiões, um risco maior – sendo que eles mesmos são sujeitos aos maiores riscos em caso de um eventual acidente. Esses sistemas inteligentes, equipados com sensor de radar e câmeras de vídeo, são capazes de detectar outros indivíduos nas estradas em situações complexas, avisando os condutores em tempo real ou até mesmo intervindo, de maneira autônoma, em alguma emergência. Isso geralmente significa que acidentes no tráfego urbano serão evitados ou, pelo menos, terão sua gravidade reduzida.

A relevância dos sistemas de segurança ativa também foi reconhecida pela organização independente de avaliações Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Automóveis - European New Car Assessment Programme): desde 2018, a Euro NCAP também inclui como critério de avaliação o sistema de freio frenagem de emergência para ciclistas. Sistemas de frenagem de emergência para pedestres foram integrados desde 2016. Isso significa que novos modelos de carros só atingirão pontuação máxima de 5 estrelas se os padrões de segurança, que evitam acidentes com pedestres e ciclistas, sejam atingidos.

Cerca de

43%

dos acidentes que envolvem carros e ciclistas poderiam ser evitados se todos os carros fossem equipados com sistemas de frenagem de emergência automática para ciclistas (Pesquisa Bosch de acidentes).

Até

60km/h

o sistema de frenagem de emergência automática para ciclistas e pedestres pode ser acionada automaticamente.


Mais segurança

é oferecida com avisos acústicos e ópticos de saída do carro, que garante o aviso de outros indivíduos na estrada que estejam se aproximando quando as portas são abertas.

Proteção para os mais vulneráveis: sistemas de assistência ao condutor permanecem atentos.

Calculando o incalculável: sistema de frenagem de emergência automática para ciclistas.

Frenagem de emergência automática previne acidentes com ciclistas.

Ciclistas geralmente se movem em um ritmo razoavelmente rápido intense. Seu comportamento é imprevisível, e suas silhuetas mais afinadas podem ser difíceis de serem notadas meio ao denso tráfego urbano. Sensores em volta do veículo amenizam essa situação, ao detectar ciclistas nos arredores, monitorando velocidade, distância e direção de viagem, para calcular o potencial risco de um acidente. No caso de colisão eminente, o sistema automaticamente provoca uma parada do veículo, para evitar o acidente, ou pelo menos reduzir a sua gravidade. Estimativas indicam que isso poderia eliminar, ou reduzir, a gravidade de metade dos acidentes em estradas que envolvem ciclistas e veículos.

Ciclista se aproximando, melhor manter a porta fechada.

  • Ciclistas que não são vistos, quando se está saindo do carro, representam um risco diário para condutores e seus passageiros; basta somente um ciclista se aproximando ao mesmo tempo que você abre a porta. O aviso de saída do carro Bosch elimina esse risco.
  • Através de sensores de radar de com alcance médio, instalados na parte traseira do carro, o sistema é capaz de identificar carros, ciclistas, scooters e motos que estão se aproximando em tempo real. Os sinais de aviso óptico e acústico orientam o condutor e seus passageiros a não abrirem suas portas. Dessa maneira, o aviso de saída do carro elimina o risco de um acidente, reduzindo ferimentos aos ciclistas e minimizam os danos aos veículos.

Sistema de proteção preventiva ao pedestre com frenagem de emergência embutida.

Pedestres são os mais vulneráveis nas estradas, muitas vezes deixados de lado, mesmo que em risco. Através de vídeo e sensores de radar, o sistema de proteção preventiva ao pedestre detecta pedestres que se coloquem, de repente, a frente dos veículos que estão em risco de serem atropelados. Se o condutor não reagir ao aviso, o sistema do carro pode iniciar uma frenagem de emergência automática em velocidades de até 60km/h. Dependendo da configuração, essa parada de emergência pode ser realizada sem que o aviso seja dado anteriormente ao condutor. Como resultado, o sistema de proteção preventiva ao pedestre ajuda a proteger usuários vulneráveis das estradas, fazendo com que condutores evitem, ou pelo menos reduzam, a gravidade das colisões.

Tecnologia inovadora para proteção de confiança.

Sistemas de assistência ao veículo para segurança ativa, como o sistema de frenagem de emergência automática para ciclistas, sistema de proteção preventiva ao pedestre ou aviso de saída do carro, são possíveis através da comunicação e interação otimizada entre os componentes respectivos.

Logo, a Bosch está consistentemente desenvolvendo sistemas e componentes chave, como os sensores em volta do veículo e sistemas de frenagem e direção, além de oferecer tecnologias importantes para sistemas de assistência, e para uma grande variedade de aplicações em sua capacidade como um one-stop supplier.

Sistemas de sensores e freios

Sensor de radar

Sensores de radares reconhecem objetos a uma distância de até 250 metros. Eles indicam sua posição e também medem sua velocidade em comparação com o movimento do próprio veículo.

Sendo assim, fornecem sistemas de assistência com informações relevantes a respeito do tráfego dos arredores.

Sensor de video

Os sensores de vídeo reconhecem objetos como faixas das rodovias, placas e outros veículos, além de pedestres e ciclistas. A câmera de vídeo stereo da base do teto captura os arredores do carro de forma tridimensional, a uma distância de até 50 metros.

Com a mais nova geração de câmeras de vídeo, a Bosch combinou tecnologias inovadoras de processamento de dados de imagem com métodos de inteligência artificial. Por exemplo, isso permite uma melhor estimativa de comportamento de pedestres, para uma ativação mais precisa dos freios de emergência.

Sensor de ultrassom

Os sensores de ultrassom possibilitam a medida precisa de distâncias entre obstáculos. Eles transmitem breves impulsos de ultrassom que são refletidos pelos respectivos obstáculos.

O sistema auxilia a estacionar e manobrar o veículo, além de possibilitar funções de frenagem de emergência a velocidades mais baixas, devido a detecção de objetos mais próximos. Descubra mais sobre os sensores de ultrassom.

Outros destaques Bosch

Repensando a mobilidade urbana

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O carro conectado em 2025

Segurança, eficiência e mais tempo livre: O carro conectado em 2025 será capaz de fazer tudo isso e muito mais.

Valet parking automatizado

Com valet parking automatizado, o veículo se dirige para sua vaga de estacionamento dentro da garagem.

Direção altamente automatizada

A direção altamente automatizada é a chave para alcançar mais segurança, eficiência e relaxamento no trânsito.