Sistemas de assistência ao condutor para veículos comerciais: ajudantes nas estradas, trilhos e armazéns de logística

Centro de downloads

Informações adicionais sobre sistemas de assistência ao condutor para veículos comerciais

Acidentes são sempre desnecessários e trágicos, mas no segmento de veículos comerciais, o nível dos acidentes costuma ser significantemente mais grave. Portanto, é necessário que os sistemas de segurança e assistência a condução, que estão disponíveis e já que foram experimentados e testados no segmento de veículos para passageiros, também sejam utilizados para veículos comerciais. Num esforço para melhorar a segurança, o conforto e a produtividade, e não menos importante, para apoiar a legislação da UE sobre o alerta de saída da faixa de rodagem (LDW).

A Bosch já oferece uma grande variedade de sistemas de assistência a direção para o segmento de veículos para passageiros, e agora está desenvolvendo esses sistemas para serem utilizados em caminhões, sistemas urbanos ferroviários e bondes, assim como empilhadeiras. Os sistemas de assistência reduzem consideravelmente o risco de acidentes. Condutores de caminhões estão mais seguros nas estradas, e podem se beneficiar de um suporte conveniente em jornadas longas e monótonas. O sistema de aviso de colisão para sistemas urbanos ferroviários e bondes dão assistência ao condutor em situações críticas e complexas. E os condutores de empilhadeiras podem manobrar em segurança dentro de armazéns de logística ou depósitos, graças à assistência com base em câmeras.

Mais segurança

graças ao risco reduzido de acidentes nas estradas, trilhos e armazéns de logística

Mais conforto

e alívio em situações complicadas e longas jornadas


Aumento da produtividade

pela redução dos erros que acontecem, graças ao suporte de assistências

Jornadas longas e monótonas exigem atenção permanente e concentração dos condutores de caminhões, já que estão sempre acompanhados dos riscos da exaustão e da distração. Os sistemas Bosch de assistência baseados em vídeo para veículos comerciais pesados, como o alerta de saída da faixa de rodagem, assistente de placas de trânsito e controle inteligente de farol, garantem uma tranquilidade para os condutores e apoio para uma direção segura.

Com sua câmera multifuncional, a Bosch criou uma tecnologia central para sistemas de assistência baseados em vídeo, que são especialmente adaptados para os requerimentos de veículos comerciais pesados. A câmera integra um computador poderoso que processa os sinais de imagem recebidos. O processamento de imagem significa que características dos arredores do veículo são percebidas, classificadas e localizadas com um alto grau de precisão e confiabilidade. Isso inclui objetos como pedestres, veículos, marcações de faixas, fontes de luz e placas das estradas.

Sistemas de assistência a caminhões da Bosch

Alerta de saída da faixa de rodagem

Esse sistema detecta marcações das faixas de rodagem e os compara com a posição do veículo, para que o condutor seja notificado em caso de mudança de faixa não-intencional.

Controle inteligente de farol

O sistema detecta o brilho do ambiente e de outros veículos, além de estimar suas distâncias, e com isso, ilumina a estrada a frente de maneira otimizada.

Assistente de sinalização de trânsito

Utilizando uma câmera multifuncional, o sistema percebe, de maneira confiável, todos os sinais de trânsito relevantes e os exibe como símbolos no painel de instrumentos.

Visão ampla de armazéns de logística e depósitos: sistemas de assistência para empilhadeiras

Condutores de empilhadeiras, geralmente tem visibilidade restrita ao dirigir em depósitos complexos e labirínticos, com pacotes maiores nos garfos e a necessidade de manobrar cargas nas docas, durante uma operação contínua, rotação reversa e muitos obstáculos móveis que aumentam a pressão de concentração e tensão física do condutor. Sistemas de assistência da Bosch agora estão disponíveis para ajudar condutores de empilhadeiras a manter visibilidade do todo em todos os momentos, ao mesmo tempo que garante maior eficácia e segurança nos depósitos. A assistência de visão monitora as áreas a frente, atrás e nas laterais da empilhadeira, fornecendo uma visão de 360 graus. Ao olhar o display, o condutor pode ver exatamente quanto espaço tem para realizar a manobra.

O sistema de prevenção de colisão detecta objetos estáticos e dinâmicos no espaço onde a empilhadeira está sendo conduzida, e se necessário, limita sua velocidade ou ativa a frenagem de emergência automática, em situações de maior proximidade. Utilizando a função de localização, as empilhadeiras podem também ser localizadas e rastreadas em depósitos e armazéns de logística, melhorando a precisão do sistema de prevenção de colisão. A assistência de visão é baseada em um sistema multi câmera já testadas e utilizadas em carros do segmento passageiros, para facilitar estacionamento e manobra.

O sistema de aviso de colisão para sistemas ferroviários urbanos e bondes auxilia o condutor em situações críticas. Especialmente em casos onde há situações complexas no tráfego ou de baixa visibilidade, o condutor é notificado com antecedência sobre os obstáculos nos trilhos à sua frente.

O sistema que contém uma câmera multifuncional, um sensor de radar e uma unidade de controle, percebe os trilhos e quaisquer obstáculos à frente do veículo, em tempo real.

Se o sistema detecta um potencial risco de colisão, emite um aviso ao condutor. Se o condutor não reage a tempo, o sistema de aviso de colisão pode iniciar uma frenagem autônoma, evitando acidentes ou reduzindo significantemente suas consequências. A redução de acidentes também representa menos gastos com reparos e maior disponibilidade dos veículos ferroviários. Os componentes compactos do sistema de aviso de colisão permitem uma simples integração às frotas existentes de veículos ferroviários.