Sistema preditivo de frenagem de emergência

Ajuda a evitar colisões traseiras e minimizar as consequências

A falta de atenção ao dirigir, mesmo por um instante, pode acarretar em sérias consequências. Para reduzir o risco de uma colisão traseira ou minimizar as consequências desta colisão, a Bosch desenvolveu o sistema preditivo de frenagem de emergência. Ele é ativado assim que o veículo é ligado e dá apoio ao motorista em qualquer velocidade, tanto de dia quanto à noite. No entanto, o motorista tem a responsabilidade de prestar atenção e dirigir cuidadosamente todo o tempo.

#assistencia-ao-motorista #sistema-de-assistencia-ao-motorista #frenagem-de-emergencia #colisao-traseira #aeb

Até

72%

de todas as colisões traseiras envolvendo mortes ocorridas em velocidades acima de 30 km/h poderiam ser evitadas pelo sistema preditivo de frenagem de emergência.1

1 Com base em dados válidos para a Alemanha

Até

2/3

de todas as colisões traseiras, com danos pessoais e materiais, ocorridas em velocidades de até 30 km/h poderiam ser evitadas pelo sistema de frenagem de emergência.1

Para a mobilidade autônoma

  • Sistemas de assistência ao motorista estão abrindo caminho para a direção autônoma
  • Estes sistemas aumentam a segurança nas estradas apoiando os motoristas em situações complexas ou críticas

Todos os tópicos

Componentes do sistema

Sensor de radar e câmera multiuso

Combinação de dados de sensores para uma interpretação eficaz do entorno do veículo

Visite a página do produto (em inglês)

Componentes do sistema

Câmera de vídeo estéreo

Para a detecção tridimensional do entorno do veículo

Visite a página do produto (em inglês)

Sistema preditivo de frenagem de emergência em velocidades acima de 30 km/h

Se, o sistema preditivo de frenagem de emergência detectar que a distância do veículo à frente está se tornando pequena demais com o veículo trafegando a uma velocidade acima de 30 km/h, ele prepara o sistema de freios para uma possível frenagem de emergência. Se o motorista não reagir à situação de risco, ele é advertido pelo sistema por meio de um sinal sonoro e/ou visual, seguido por uma breve, porém perceptível atuação dos freios. O sistema inicia uma frenagem parcial para reduzir a velocidade e dar ao motorista um tempo valioso para que ele consiga reagir. Assim, que o motorista pisa no pedal do freio, o sistema proporciona suporte à frenagem.

Para fazer isto, o sistema calcula continuamente o grau de desaceleração do veículo necessário para evitar a colisão. Se o sistema detectar que o motorista não aplicou força suficiente no freio, ele aumenta a pressão de frenagem até o nível requerido de forma que o motorista consiga parar o carro antes que ocorra um acidente. Se o motorista não reagir ao risco imediato de colisão e o sistema preditivo de frenagem de emergência entender que uma colisão traseira é inevitável, ele pode, trabalhando em conjunto com uma câmera de vídeo, iniciar automaticamente a frenagem total do veículo. Como resultado, o veículo está trafegando a uma velocidade significativamente menor, reduzindo a gravidade do acidente para os passageiros de ambos os veículos.

Sistema preditivo de frenagem de emergência em velocidades abaixo de 30 km/h

Se, o sistema preditivo de frenagem de emergência detectar que a distância até um veículo que está à frente, movendo-se ou parado, está se tornando pequena demais a uma velocidade inferior a 30 km/h (18 mph), ele prepara o sistema de freios para uma possível frenagem de emergência.

Se o motorista não reagir a esta situação crítica, o sistema pode iniciar automaticamente a frenagem total, na tentativa de evitar o acidente. Se a colisão traseira for inevitável, esta frenagem pode, pelo menos, minimizar a gravidade da colisão, reduzindo o risco de ferimentos graves aos passageiros de ambos os veículos.

Benefícios do sistema
BENEFÍCIOS DO SISTEMA PARA MOTORISTAS
  • Reação mais rápida do motorista diante de situações críticas e, portanto, menor distância de parada
  • Melhor suporte ao motorista ao prevenir colisões
  • Menor risco de ferimentos quando a colisão for inevitável