Sistemas limpadores de para-brisa

As soluções de limpeza de para-brisas Bosch contam com

avançadas e inovadoras tecnologias para máximo conforto e visibilidade.

Jet Wiper: sua visibilidade nunca foi tão boa!

Os sistemas convencionais de limpeza do para-brisa são projetados para uma certa velocidade de condução: a corrente de ar aumenta com a velocidade, a pulverização do fluido de lavagem é desviada de sua posição, menos fluido alcança o campo do limpador e o desempenho de limpeza é consideravelmente menos eficaz.

O inovador braço Jet Wiper direciona o fluido de lavagem exatamente onde é necessário e sem desperdícios. Ele possui bicos com jatos de água integrados ao braço do limpador de para-brisa, que eliminam a instalação convencional dos bicos na capota. Estes bicos borrifam o fluido do lavador diretamente na frente da palheta, evitando que a pulverização cubra e prejudique a visão do motorista. O Jet Wiper não requer palhetas especiais e funciona com palhetas de limpador de para-brisa comerciais padrão. A troca das palhetas do limpador de para-brisa é feita como nos sistemas convencionais, sem qualquer esforço ou custo extra. O sistema também pode ser aquecido automaticamente de acordo com as temperaturas externas, através de um sensor que ativa o aquecimento dos elementos da mangueira e bicos. Essas medidas permitem uma utilização eficiente do fluido de lavagem, economizando até 50% de sua quantidade e água utilizados. Além disso, a funcionalidade perfeita de sistemas ópticos como câmeras ou LiDAR dispostos no campo do limpador é assegurada, criando assim as condições para a condução autônoma do futuro.

Sistemas limpadores dianteiros com motores mecatrônicos

Pequeno. Leve e inteligente. Em vez de um sistema rotativo tradicional, um novo sistema com motor mecatrônico está sendo usado agora. Existem três tipos de sistemas de reversão: com o Wiper Compact Module, um braço do limpador é acionado diretamente, enquanto o segundo braço do limpador é movido através de uma cinemática simples diretamente conectada ao motor. Com o Wiper Compact Kit, o tubo de conexão é adicionalmente dispensado, o que leva a uma redução adicional de peso. O Kit Wiper Twin compreende dois motores separados que não são conectados usando uma haste ou um tubo. A solução: as unidades se comunicam diretamente entre si para evitar colisões das palhetas. Este sistema tem a vantagem de que o espaço de instalação liberado entre as unidades pode ser usado para outros componentes do veículo.

Como funcionam os sistemas de limpeza reversíveis?

O sistema de limpeza reversível compreende um motor mecatrônico, um conjunto pivô do limpador e um elo de conexão. O motor mecatrônico transforma a energia elétrica em um movimento oscilatório que é então transmitido através de um engrenamento. Um conjunto de componentes subseqüentes, transforma o movimento da unidade em um ângulo de limpeza que, por fim, aciona o braço do limpador. Com o Kit Wiper Twin, o uso de dois motores mecatrônicos pode ser feito sem uma haste, que pode ser dispensada completamente.

Quando comparados com motores elétricos padrão, os motores reversíveis Bosch oferecem como vantagem:

  • Menor espaço necessário de instalação e menor peso, permitindo a redução de CO2;
  • Controle de velocidade variável, assegurando baixo ruído;
  • Controle estendido de carga do sistema, para evitar esforços desnecessários e permitir um sistema de limpeza de para-brisa menor e mais econômico;
  • Posição de parada final do limpador de para-brisa rebaixada, ajudando na invisibilidade do sistema quando fora de uso e melhorando a visibilidade do motorista, e contribuindo para o design do carro.

Motor Limpador de Para-Brisas Convencional – Acionamento Direto

A solução Bosch para instalação do limpador de para-brisa com o motor acionado diretamente é particularmente adequada quando há pouco espaço disponível para a montagem. Neste tipo de aplicação, as hastes de acionamento do limpador são montadas diretamente nos eixos de acionamento dos motores. Esta solução garante reduções adicionais de peso e dimensões, permitindo as mais variadas possibilidades de aplicação.

Braços do Limpador de Para-Brisa

Os braços dos sistemas limpadores de para-brisas da Bosch atendem a todos os requisitos e normativas do mercado. Além dos modelos de braço tradicionais, oferecemos também uma haste integral que atende aos mais altos requisitos de design. Ambos os tipos estão também disponíveis em variantes com quatro articulações, destinadas a vidros particularmente grandes. O controle do curso com quatro articulações aumenta o campo do limpador e também limpa áreas que as palhetas normalmente não alcançam. Todas as variantes estão disponíveis com a tecnologia Jet Wiper.

Palhetas de Limpador de Para-Brisa Aerotwin

O mecanismo de junta desta palheta, ganhadora de vários prêmios, foi substituído pela ainda melhor barra de molas Evodium. O design plano resultante melhora a aerodinâmica, reduz o ruído do vento e, em regiões de inverno rigoroso, impede o acúmulo de gelo. Distribuindo uniformemente a força, a Aerotwin tem um desempenho de limpeza perfeito em qualquer ponto do para-brisa. A pressão uniforme, junto com o uso da tecnologia Twin, garante uma longa vida útil para a borracha do limpador. Spoilers e adaptadores podem ter formato específico, de acordo com a aplicação. Assim, as palhetas Aerotwin estão preparadas para aplicações em todos os carros de passeio. Oferecemos ajuste individual para diferentes geometrias de para-brisa.

Palhetas de Limpador de Para-Brisa Convencionais

As palhetas Bosch para limpadores convencionais de para-brisa têm uma tira de mola integrada ao elemento da palheta do limpador de para-brisa para garantir a distribuição uniforme da pressão e a adaptação à curva do para-brisa. A resistência ao desgaste (tecnologia Twin), que permite uma vida útil particularmente prolongada, garante excelente desempenho de limpeza das palhetas. Elas podem ser adaptadas para instalação em todos os tipos projetos de veículos e estão disponíveis como acessórios para quase todos os modelos de veículos que já estão no mercado.

A Bosch oferece palhetas para limpadores de para-brisa com 260 a 1.000 mm de comprimento, com número de pontos de contato variando entre quatro e dez. De acordo com os requisitos da aplicação, complementos aerodinâmicos, como spoilers, podem ser integrados às palhetas se necessário.